SENSO CRÍTICO - a Revista Jurídica da FPL Educacional, tem o formato eletrônico e o objetivo de divulgar a produção acadêmico-cientifica de pesquisadores na área do Direito e afins, bem como trabalhos técnico-científicos referentes a estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional dos profissionais na área do Direito e afins, de forma a responder as necessidades do Direito, do Estado, da Democracia, da Cidadania e das Organizações (privadas ou públicas, locais, regionais, nacionais ou internacionais).

Assim, a Revista busca proporcionar a reflexão crítico-epistemológica de natureza acadêmica e profissional, e o intercâmbio cultural, científico e ´técnico-profissional com professores-pesquisadores e outros profissionais da área do Direito e afins, de origens e experiencias as mais diversas, com vistas a influenciar a formação de competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas relacionados ao indivíduo, a sociedade e ao Estado contemporâneo.

Foco e Escopo

A Revista Senso Crítico se propõe a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico-científico e técnico-científico, por meio da divulgação de trabalhos de autores nacionais e estrangeiros, da área do Direito e afins, selecionados com base em critérios de originalidade, qualidade e criatividade e de acordo com os padrões exigidos pela CAPES e outros órgãos internacionais.

Assim, a Revista publicará artigos teóricos, teórico-empíricos, relatos técnicos, pensatas, traduções, projetos e iniciativas de inovação, patentes, registros de propriedade intelectual, desenvolvimento de aplicativos, entre outros, e ainda casos de ensino vinculados ao Direito e áreas correlatas.

Para a Revista, serão aceitas submissões em português, inglês e espanhol, de trabalhos inéditos, originais e de reconhecida qualidade acadêmico-científica e técnico-científica.

Por fim, o processo de submissão e de avaliação é em fluxo contínuo e todos os trabalhos são avaliados pelos Editores Associados e por pelo menos dois pareceristas, em sistema double blind review .

Processo de Avaliação pelos Pares

1 - O trabalho recebido pela Revista Senso Crítico passa inicialmente por uma revisão de admissão (desk review) realizada pelo Editor-Geral, ou pelo Editor-Geral Adjunto, ou pelo Editor Associado ou por um membro do Corpo Editorial Científico, para análise e emissão de parecer sobre sua adequação à linha editorial da Revista e às normas de publicação, no prazo máximo de 30 dias;

2 - Se aprovado, o trabalho será encaminhado para avaliação, que será realizada por dois avaliadores, pelo sistema double blind review, no prazo máximo de 120 dias;

3 - Em caso de discordância entre os pareceres dos avaliadores, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador;

4 - O resultado da avaliação pode ser: a) aceito para publicação; b) revisões requeridas; e c) rejeitado;

5 - O resultado da avaliação será comunicado ao autor, com transcrição dos comentários feitos pelos avaliadores. Após o autor realizar as alterações sugeridas pelos avaliadores, se for o caso, o texto alterado será re-encaminhado aos mesmos avaliadores, para avaliação final;

6 - Após a aprovação final, o trabalho passará por uma revisão de normalização, ortográfica e gramatical, sob responsabilidade da Revista;

7 - Os autores podem acompanhar as etapas do processo de avaliação do trabalho submetido à Revista, por meio do sistema eletrônico OJS, adotado pela Revista Senso Crítico.

Periodicidade

A Revista é semestral (jan/jun - jul/dez).

Sobre o Conselho Editorial

O Conselho Editorial é constituído por representantes acadêmicos e profissionais de diferentes Instituições de Ensino e Pesquisa.

o Conselho trata das questões de política editorial da Revista, da qualidade de suas publicações e de questões éticas pertinentes à gestão editorial, buscando garantir a credibilidade acadêmico-científica e técnico-científica e a postura que se espera de uma Revista científica.

O Conselho não tem envolvimento com o conteúdo de qualquer trabalho em particular, mas com a coleção como um todo, estabelecendo as diretrizes gerais que norteiam o periódico.

Cabe a cada membro do Conselho Editorial, por meio de uma articulação com o Comitê Científico ou com o Editor-Geral e/ou Editor-Geral Adjunto da Revista: interpretar e sugerir aperfeiçoamentos na política editorial da Revista; divulgar a Revista Senso Crítico; posicionar-se como árbitro em questões estratégicas do envolvimento da Revista no meio acadêmico e profissional; e exercer a função de “ouvidor” da comunidade acadêmico-científica e técnico-científica na área do Direito e afins mem se tratando da Revista.

Sobre o Editor

O Editor-Geral coordena o processo editorial, buscando promover o desenvolvimento e a qualifidade academico-científica e técnico-científica da Revista Senso Crítico.

Neste trabalho, o Editor-Geral avalia, coordena e orienta os autores dos trabalhos submetidos à Revista Senso Crítico, o Editor-Geral Adjunto, os Editores Associados, os membros do Comitê Científico, os Pareceristas e Avaliadores da Revista, zelando pelos padrões éticos no processo editorial.

Fatores como liderança academico-científica e/ou técnico-científica, reconhecimento da comunidade e histórico de atuação acacemico e profissional são considerados para a escolha pela FPL Educacional do Editor-Geral da Revista.

O Editor-Geral, também, é o responsável direto pelo estabelecimento da política editorial, pela gestão editorial e pela coordenação do fluxo de trabalhos da Revista, com auxílio do sistema Open Journal System – OJS. Um fluxograma das atividades do processo de editoração científica está explicitado na plataforma OJS, no item de menu “Sobre/Sobre o Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas”.

Cabe ao Editor-Geral, dentre outras funções: selecionar, avaliar e indicar o Editor-Geral Adjunto e os Editores Associados da Revista; selecionar, avaliar, indicar, substituir e excluir os membros do Comitê Científico, os Pareceristas e os Avaliadoers da Revista; coordenar a equipe de funcionários envolvidos com o periódico; revisar a admissão de artigos submetidos ao periódico (desk review), ou delegar tal atribuição ao Editor-Geral Adjunto, aos Editores Associados ou a membro do Comitê Científico da Revista; indicar os avaliadores para os artigos submetidos à publicação, ou delegar tal atribuição ao Editor-Geral Adjunto ou aos Editores Associados ou a membro do Comitê Científico da Revista; recomendar alterações em conteúdos de artigos submetidos, ou delegar tal atribuição ao Editor-Geral Adjunto, aos Editores Associados ou a membro do Comitê Científico da Revista; aprovar os artigos para publicação ou delegar tal atribuição ao Editor-Geral Adjunto; efetivar melhorias contínuas do periódico e em seus processos de gestão editorial.

Sobre o Comitê Científico

O Comitê Científico é um colegiado multi-institucional, composto por professores e pesquisadores com amplo reconhecimento na comunidade acadêmica, representando os diferentes campos científicos da área e abrangendo regiões distintas do Brasil e de outros países.

Sua atuação é feita de forma colegiada, com decisões coletivas e democráticas, tendo como missão procurar assegurar a credibilidade dos procedimentos editoriais adotados, garantindo o caráter científico da Revista.

O Comitê Científico não interfere na operação editorial da Revista, que é de responsabilidade do Editor-Geral e sua equipe operacional.

Cabe ao Comitê Científico: discutir e desenvolver regulamentos próprios para normas e formatação de artigos; definir critérios de avaliação e aceite de trabalhos para publicação; aceitar novos grupos de pesquisa para participar do comitê; opinar sobre a admissão de novos Pareceristas e Avalaidores da Revista; opinar sobre a pol´ítica orçamenta´ria da Revista; definir política de circulação e assinaturas, entre outras matérias da Revista com natureza academico-científica e técnico-científica.